Educação à distância, o papel do tutor e o perfil do aluno do curso de Processos Gerenciais da Uniasselvi de Palhoça/SC

Autores

  • Mary Jerusa Guercio Universidad de Badajoz
  • Margarete Catarina Anselmo Uniassilvi
  • Clementina Galera Casquet Universidad de Extremadura

Palavras-chave:

Ensino a distância, Perfil do aluno, Tutor de EaD, Motivação

Resumo

Este trabalho tem como objetivo conhecer e avaliar o perfil do aluno de Ensino a Distância (EAD) do curso de Processos Gerenciais EMD0049, da Uniasselvi, do município de Palhoça/SC, levantando as características e motivações que os conduziram ao curso. Por meio deste estudo, pode-se conhecer melhor este aluno, como componente imperativo nesta modalidade de ensino e as principais semelhanças do grupo para se chegar a um perfil. Realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório, utilizando comoinstrumentos de coleta e análise de dados os resultados dos questionários enviados por meio de e-mail institucional a uma amostra de 22 estudantes dos cursos de EAD na área de Processos Gerenciais. Realizou-se uma reflexão sobre o professor-tutor no contexto de educação à distância, destacando as principais diferenças entre suas atividades e aquelas atribuídas ao professor convencional. Além de discutir os obstáculos enfrentados neste meio e as estratégias adequadas para superar a distância geográfica e temporal existente entre professor-aluno.

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Publicado

2022-05-30

Como Citar

GUERCIO, M. J.; ANSELMO, M. C.; CASQUET, C. G. Educação à distância, o papel do tutor e o perfil do aluno do curso de Processos Gerenciais da Uniasselvi de Palhoça/SC. Revista Conecta, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 1, p. 2–19, 2022. Disponível em: https://fatecrl.edu.br/revistaconecta/index.php/rc/article/view/81. Acesso em: 22 nov. 2024.

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